terça-feira, 13 de setembro de 2011

SAÚDE VOCAL


Você já prestou atenção na sua voz?
Ela varia em diferentes situações, não é? O que ela demonstra? Determinação, insegurança, tensão, timidez, alegria, desânimo, euforia?
É isso mesmo! Sua voz expressa seu estado emoCIONAL!!!

A voz também varia com a idade, o sexo, a intenção, a personalidade de cada um de nós. Não é normal sentir cansaço ou fazer esforço ao falar;  apresentar voz fraca; estar frequentemente rouco; precisar pigarrear constantemente;  sentir ardência na garganta;  não conseguir manter a voz sem que ocorram variações súbitas, ou ainda,  a voz ir desaparecendo no decorrer do dia ou da semana.

A voz “nasce” na laringe, pela vibração das pregas (ou “cordas”) vocais no momento da saída do ar dos pulmões. A respiração é uma função fundamental para a produção da voz e, muitas vezes, nem percebemos o quanto o processo digestivo mais lento ou o uso de um cinto ou de uma calça apertada está impedindo o bom funcionamento do músculo diafragma.

 Hábitos como o fumo e o álcool agridem a laringe provocando irritação, edema, aumento de secreção, pigarro e tosse, o que gera um atrito excessivo entre as pregas vocais.
Alergias respiratórias também podem causar edema (inchaço) na mucosa laríngea, prejudicando a vibração de pregas vocais.                 

Algumas medidas simples ajudam a prevenir problemas de voz: beber bastante água em temperatura ambiente; evitar mudanças bruscas de temperatura e não abusar de ar condicionado; evitar gritar e pigarrear; evitar falar em ambientes ruidosos, levando a um esforço excessivo da voz; não falar enquanto estiver fazendo algum esforço físico; evitar o fumo e o álcool que são as maiores causas de câncer de laringe.
                                   

Percebendo qualquer alteração na voz que persista por mais de quinze dias, consulte um otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo.

 Se você utiliza a voz profissionalmente, sendo cantor, locutor, professor ou ator, por exemplo, o fonoaudiólogo poderá orientá-lo a usar a voz adequadamente e a evitar o desgaste vocal no seu dia-a-dia.
Escute sua voz. Ela pode estar tentando lhe contar algo muito importante sobre sua saúde.

_____________Conceição Ap. Dragone____________
CRFa 3261

Rua Gama Lobo, 1366 – Ipiranga – São Paulo – Tel 22735427


Nenhum comentário:

Postar um comentário